Semana Move – Combate ao Sedentarismo

Semana Move – Combate ao Sedentarismo

A Semana Latino-Americana de Esporte e Atividade Física – Semana MOVE – é uma ação realizada por organizações, escolas, clubes, ou pessoas motivadas para oferecer atividades de acesso livre para sua comunidade. Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de praticar atividade física regularmente. Nesta edição, a programação acontece entre os dias 22 e 30 de setembro de 2018.

Por acaso, você tem o hábito de acompanhar no seu celular quantos passos dá por dia? Se a sua resposta é “Sim” esse é um bom indicador de como anda sua rotina de exercícios físicos. Este recurso foi usado por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, para fazer um mapa global do sedentarismo.

De acordo com a pesquisa, Hong Kong é o país em que as pessoas mais caminham: são 6.880 passos por dia. Em seguida estão China (6.189 passos), Ucrânia (6.107 passos), Japão (6.010 passos) e Rússia (5.969 passos). A média de passos do brasileiro durante as 24 horas de um dia é de 4.289 – o que nos coloca na 40ª posição num ranking de 46 países.

Vale destacar, no entanto, que esses números ainda estão longe da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que devemos dar, no mínimo, 10 mil passos diariamente para ter uma vida considerada ativa.

A inatividade física é responsável por 1 em cada 10 mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon. Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma pandemia.

No Brasil, quase metade da população não pratica exercícios regularmente. O brasileiro passa quase 560 minutos, ou mais de nove horas por dia, em pleno sedentarismo, sem exercitar o corpo. Estamos falando de um país onde 42% da população está se movimentando menos do que deveria. A inatividade é a causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon.

O estudo também relata a importância de que os adultos façam, no mínimo, 150 minutos de exercícios moderados por semana, ou 30 minutos por dia durante 5 dias. Ou seja, se qualquer pessoa caminhar 10 minutos por dia, terá cumprido um terço da necessidade diária

E você? Já se movimentou hoje? Não perca essa oportunidade. Dedique uma parte do seu tempo a uma atividade física e veja você mesmo os benefícios que terá com seu corpo em movimento.

Adicionar comentário