Com o fim de ano chegando, é comum nos reunirmos com amigos e familiares para festejar e comemorar mais um ano que se passou. Porém, devemos sempre estar atentos e cuidadosos para não exagerarmos na ingestão de certos alimentos e bebidas, afinal, isso pode se tornar prejudicial para a nossa saúde.

Pensando nisso, elencamos alguns pontos principais em que devemos nos atentar para que nossa saúde fique estável durante essa época do ano e não nos traga nenhum tipo de problema, até porque ninguém quer ficar doente nesse período de festas, não é mesmo?

1 – Fique atento ao calor e hidrate-se       

Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, é importantíssimo cuidar da hidratação do corpo, uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores. Além disso, ocorre a transpiração excessiva, aumento de suor ao fazer atividades físicas e até mesmo a ingestão de alimentos contaminados que causam diarreias e vômitos

Para evitar essa desidratação, uma boa alimentação é essencial, e o consumo de líquidos – principalmente água – é ainda mais importante. Outra dica é fazer exercícios ao fim da tarde, quando o tempo está mais fresco, e usar roupas leves durante o dia.

2 – Priorize a alimentação saudável              

Pode parecer impossível manter uma alimentação saudável no fim de ano, visto que é costume de muitas pessoas terem ceias de Natal e as festas da virada do ano cheias de comidas. Porém, nos dias que antecedem as festas, busque ter uma alimentação saudável, com pratos equilibrados e ricos em verduras e legumes.

Outro fato importante é que em épocas mais quentes, há inibição de fome. Esse efeito, causado pelo calor, pode ser prejudicial caso mantenhamos o jejum, por isso recomenda-se comer de 3 em 3 horas, mesmo sem fome. Nesses casos, dê preferência para frutas da estação.

3 – Não abuse de bebidas alcoólicas

Em época de festas, o consumo de cerveja, whisky, champagne e vinhos aumentam, isso é fato, afinal, é tempo de comemorar. O consumo dessas bebidas alcoólicas podem até ser benéficas para a saúde, desde que sejam ingeridas na medida certa.

Por isso, não abuse, o excesso pode causar danos gravíssimos para o organismo. Se você gosta de beber durante as festas, lembre-se de se manter muito bem hidratado, tome copos de água entre os drinques, isso irá manter seu organismo hidratado e ajudará seu corpo a lidar com o álcool.

4 – Preze pelo seu sono  

Final de ano não é tempo só para festar, devemos também descansar. Não deixe de dormir pelo menos 8 horas por dia, isso é essencial para o seu corpo poder descansar e a sua mente não ficar pesada. É comum querer aproveitar ao máximo as festas, porém é válido lembrar que ninguém possui um corpo de ferro e que ele precisa de descanso.

5 – Esteja ciente que a sua saúde está em dia

É extremamente importante saber se a saúde está em dia, tanto a sua, quanto a da sua família e amigos. Para isso, é recomendado fazer alguns exames de rotina e checagem, para ver se está 100% bem e aproveitar esse final de ano sem ter nenhum imprevisto.

Essas são dicas essenciais para sabermos aproveitar o fim de ano cuidando da nossa saúde. Afinal, aproveitar o ano com responsabilidade e cuidando de nós mesmos, vai tornar as festas ainda mais especiais, até porque quem cuida, bem fica.

Aproveite as festas.