Este mês também é tempo de lembrar dessa causa.

Como já dissemos aqui mais de uma vez, associações médicas, ONGs, instituições da área de saúde e instâncias oficiais do poder público estabeleceram relações entre causas e cores para os meses do ano, sendo que um único mês pode estar associado a mais de uma causa/cor, e também uma mesma cor a diferentes meses.

Este mês tem duas cores/temas: Dezembro Laranja, criado para incentivar a prevenção e o combate ao câncer de pele, e Dezembro Vermelho, para conscientizar sobre cuidados com HIV/Aids. Como são 2 temas de saúde bastante amplos, nossa ênfase será no primeiro tema, câncer de pele, uma vez que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são desse tipo cerca de 33% de todos os tumores malignos no Brasil – ou seja, é o câncer com maior incidência no país.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem o órgão. Dependendo de como esse processo acontece, e das camadas da pele afetadas, são definidos diferentes tipos de câncer. Dos cerca de 185 mil novos casos/ano, os mais comuns (em torno de 177 mil) são do tipo não-melanoma, que tem letalidade baixa, mas alta incidência. Os do tipo melanoma, mais raros, são mais severos e letais. Veja a seguir.

– Carcinoma basocelular – O mais prevalente entre todos, surge nas células da camada mais profunda da epiderme (região mais superficial do órgão), mais frequentemente em áreas expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.

– Carcinoma espinocelular – Segundo mais prevalente, desenvolve-se nas camadas superiores da epiderme e pode se manifestar em todas as partes do corpo, embora também seja mais comum nas áreas expostas ao sol, as mesmas citadas acima. Uma diferença relevante: é duas vezes mais frequente em homens que em mulheres.

– Melanoma – Tipo menos frequente, tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Geralmente, tem a aparência de uma pinta ou um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. que mudam de cor, formato ou tamanho, às vezes com ocorrência de sangramento. O diagnóstico de melanoma, compreensivelmente, gera muito medo e preocupação, mas apesar de sua gravidades as chances de cura são altas quando há diagnóstico precoce.

Existe um ponto comum a todos os tipos de câncer de pele: embora não seja o único, a exposição excessiva e prolongada à radiação solar é um conhecido fator desencadeante, normalmente o principal. Por isso, pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade quando se expõem ao sol têm mais risco de desenvolver os diversos tipos da doença. No caso do melanoma, hereditariedade também desempenha papel central, portanto quem tem ou teve familiares (principalmente de 1º grau) diagnosticados com a doença deve ser ainda mais cuidadoso na prevenção.

Falando nisso, vale citar outro ponto de convergência muito importante: se diagnosticado precocemente, o câncer de pele (aí computados todos os tipos) tem um alto índice de cura – cerca de 90%. Existem diversos tratamentos e a opção terapêutica deve ser definida de acordo com o tipo e a extensão da doença. Por exemplo, cirurgia tradicional (com bisturi), cirurgia a laser, criocirurgia (eliminação do tumor por congelamento), entre outras. Muitas das técnicas utilizadas são não-invasivas.

A forma de prevenção mais importante é óbvia: evitar a exposição excessiva ao sol, protegendo a pele dos efeitos da radiação solar, com medidas bem conhecidas, como usar chapéus, camisetas, óculos escuros, barracas de praia feitas de algodão ou lona e, claro, o uso regular, contínuo, frequente e diário de filtro solar adequado, mesmo em dias sem sol e dentro de casa.

Uma dado que pouca gente sabe: o bronzeamento artificial – uma evidente moda atual, especialmente entre mulheres jovens – traz riscos comprovados à saúde. Em 2009, esse tipo de procedimento foi classificado como cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no mesmo patamar do cigarro e do sol, e sua prática dantes dos 35 anos aumenta em 75% o risco de câncer da pele. No mesmo ano, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o bronzeamento artificial por motivações estéticas no Brasil. Ou seja, estabelecimentos que o oferecem estão agindo fora da lei.

E por último, mas não menos importante, está a necessidade de consultar, ao menos uma vez por ano, um dermatologista, profissional de saúde mais preparado para examinar qualquer pinta ou lesão com instrumentos especiais e verificar se oferecem algum risco – assim como o tratamento adequado, se for o caso. A consulta com um bom dermatologista envolve o exame minucioso de toda a pele, para fazer esse controle de risco. Se durante a sua consulta isso não acontecer, algo está errado e talvez seja um boa ideia buscar outro profissional.

 


 

Consideramos pertinente citar, mesmo de forma bem resumida, a importância do Dezembro Vermelho, que nasceu para concentrar ações para o combate ao vírus HIV e a Aids, doença provocada por ele (além de outras infecções sexualmente transmissíveis, as IST). Nos últimos 10 anos, o Brasil registrou queda de mais de 25% na mortalidade por Aids e de acordo com o Ministério da Saúde 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio em que o vírus fica indetectável, situação em que a pessoa não o transmite, o não manifesta sintomas e mantém sua qualidade.

Essa boa notícia se deve ao fortalecimento de ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta de exames e do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar, inclusive profilaxia pré e pós-exposição (respectivamente, PeP e PreP), um recurso precioso ainda desconhecido por grande parte dos brasileiros. Mas é bom ressaltar que o binômio HIV/AIDS continua a ser uma preocupação de saúde pública e é preciso aprender a combinar os meios de prevenção para achar a estratégia mais adequada à vida sexual de cada indivíduo. Nesse cenário, o uso de preservativo continua a ser muito relevante.

Neste mês duplamente significativo, é essencial lembrarmos que a conscientização e a ação para cuidar da saúde não podem ficar restritas a dezembro: é preciso adotar e promover mudanças positivas ao longo de todo o ano, criando um efeito duradouro na sociedade. Com saúde, temos muito mais a celebrar nessa época de festas.

 

Fontes
www.sbd.org.br
www.gov.br/ans/pt-br
www.proec.unicamp.br
www.wellbe.co