Há um problema de saúde que atinge muito mais gente do que se pensa e se manifesta tanto durante o sono como na vigília: o bruxismo, que pode ser definido uma atividade muscular mastigatória repetitiva e involuntária sem relação com a alimentação. Em outras palavras, é o ato de ranger os dentes sem querer, que em parte dos casos pode não ter consequências, mas comumente provoca outras disfunções.

O problema não tem uma causa totalmente definida, mas especialistas associam sua incidência tanto a estresse, ansiedade e depressão como ao consumo de certas substâncias: café, álcool, cigarro, alguns medicamentos e drogas recreativas. Também parece existir um componente genético importante, uma vez que a história familiar é um dos fatores que, estatisticamente, predispõem ao bruxismo.

Estima-se que nada menos de 40% dos brasileiros apresente bruxismo, e os profissionais da área alegam ter notado um aumento da incidência na pandemia. Ou seja, é provável que esse problema de saúde esteja aí, na sua empresa, comprometendo a saúde da sua equipe, talvez indiretamente provocando absenteísmo.

Por ocorrer também em crianças, houve tempo em que o bruxismo foi considerado uma fase “natural” da infância. Hoje se sabe que, embora realmente exista uma fase de instabilidade da mandíbula, a qual deverá se acomodar durante o crescimento e a maturação neurológica, o bruxismo infantil pode ser o prenúncio de um problema que vai também acontecer na fase adulta e provavelmente durar a vida toda.

E há também especialistas que associam a ocorrência de bruxismo ao bullying… Pode-se tirar, portanto, uma conclusão válida para todos os casos: assim que o bruxismo se apresentar, em qualquer idade, é preciso procurar orientação especializada e investigar as causas, pois é claro que, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhor.

Embora a manifestação mais comum do bruxismo seja o ranger de dentes, apertar e bater os dentes também compõem o quadro. No bruxismo do sono, se não há sintomas dolorosos no dia seguinte, é comum que o problema só seja notado por um parceiro de quarto ou numa visita ao dentista – feita por outros motivos – quando já há desgaste dentário.

No bruxismo em vigília, acontece mais ou menos a mesma coisa: se a pessoa não sente dor, apesar de estar rangendo os dentes ou contraindo a mandíbula sem motivo, muitas vezes nem percebe que o problema existe – mas, dependendo da intensidade, o dano pode ser tão grave quanto.

Embora não seja exatamente “perigoso”, se não for tratado o bruxismo pode causar desgaste dental excessivo, dor nos dentes, lesões dentárias irreversíveis – como fraturas – além de dor importante nos músculos faciais, na articulação temporomandibular (que liga a mandíbula ao crânio) e cefaleia (dor de cabeça). Como não existe cura, o tratamento tem o objetivo de neutralizar os fatores desencadeantes e preservar a integridade dentária com o uso de placas amortecedoras, normalmente de acrílico.

Tudo começa, portanto, com uma boa consulta ao dentista, assim que o problema for identificado – e antes que haja danos permanentes. 

Fontes:
www.abo.org.br
www.uol.com.br/vivabem
www.tuasaude.com/bruxismo
www.einstein.br
www.apcd.org.br