Uma empresa que investe em seguro certamente tem gestores que acreditam no valor da prevenção. Nada mais coerente, portanto, que essa visão inclua a saúde dos colaboradores. Tanto para o bem-estar das pessoas como para a produtividade da empresa, prevenção é uma palavra-chave para os melhores resultados.
Uma boa decisão de gestão, por exemplo, é utilizar os canais de comunicação corporativos para estimular o autocuidado e as práticas relacionadas com a conquista e a preservação de uma boa saúde. Aquelas que todo mundo conhece: alimentação equilibrada, atividade física regular, consultas frequentes a certos profissionais da área.
Mas e se a empresa for além e oferecer essas atividades como um benefício, ou como algo a mais dentro dos benefícios que já oferece? Se quanto mais fácil for adotar uma prática maior for a adesão a ela, desenvolver um programa desse tipo pode se tornar um investimento com excelente custo-benefício.
Não é segredo para ninguém que uma das maiores causas de absenteísmo são problemas de saúde, de todos os tipos. É corrente hoje a noção de saúde integral: física, emocional, social, espiritual e intelectual. São muitas “saúdes” para ter problema, e, portanto, muitas variações do tema para cuidar. Esperar que a equipe pense nisso tudo por si mesma parece otimista demais. Já incentivá-la a fazer isso, é mais pragmático e realista.
Muitas empresas contratam programas “in-company” relacionados às “5 saúdes”, que vão desde a prática de atividade física, passando por técnicas de relaxamento e meditação e chegando até consultas preventivas com médicos generalistas (e encaminhamento a especialistas, quando necessário). Sempre, claro, com orientação e/ou sob supervisão de profissionais de cada área.
É evidente que uma equipe com tudo isso à disposição, devidamente informada sobre essas possibilidades, tende a ter uma saúde melhor, por mais tempo, e que isso terá impactos diretos e indiretos no aumento da produtividade e na redução do absenteísmo. A adesão não será 100%, porque nunca é – em nada – mas a probabilidade de ter mais gente da empresa se cuidando, e, portanto, trabalhando mais e melhor, aumenta bastante.
Sem falar na melhora da disposição do colaborador em se dedicar a uma organização que o faz sentir-se bem cuidado e no possível ganho de reputação externa da empresa, sempre desejável e estratégico. No melhor dos mundos, essa preocupação com as pessoas será genuína, valorizando ainda mais os efeitos positivos das ações geradas por ela.
Para um gestor com postura humanizada e familiarizado com uma visão contemporânea da saúde, não basta oferecer meios e recursos para que o colaborador se trate adequadamente quando fica doente: é preciso estimulá-lo a tratar bem a si mesmo, o tempo todo, para que não fique.