Já dissemos aqui que a maioria dos empreendedores provavelmente já teve contato com a sigla que parece ser a protagonista da vez para as companhias que desejam ser, ou parecer, “conscientes e sustentáveis”: ESG, iniciais para Environmental, Social and Governance, algo como Governança Social e Ambiental, em tradução livre.

As práticas de ESG estão ligadas à mentalidade e ao comportamento especialmente das novas gerações, que se importam com questões que incluem políticas de meio ambiente, direitos humanos e transparência de processos, entre outros.

Os conceitos de ESG não estão, nem de longe, isentos de críticas: não são poucos os analistas de mercado e mesmo ativistas dessas causas que desconfiam que não passam de uma espécie de label para isentar as empresas de preocupações e ações reais a respeito dos temas envolvidos.

Mas por mais que os pilares de ESG possam ser, pelo menos em parte, legitimamente questionados, atualmente, e cada vez mais, os empreendedores têm de lidar com eles – parece estar se tornando uma questão real de sobrevivência para as empresas, com relevância crescente em atividades de comércio internacional e na própria imagem corporativa frente a clientes e consumidores.

Existem estudos que indicam que empresas alinhadas com os conceitos de ESG atingem melhor performance ao longo do tempo, atraindo investimentos que geram mais rentabilidade, por causa de seu “impacto positivo” no mundo, e isso acaba tendo influência inclusive no mercado de seguros.

Um exemplo contundente: a Susep abriu consulta pública a fim de estabelecer diretrizes para que o mercado de seguros passe a inserir a avaliação de ESG em seus negócios. A circular do órgão dispõe sobre requisitos de sustentabilidade a serem observados pelas seguradoras e demais entidades do setor, com o objetivo de fomentar uma atuação mais resiliente e sustentável do segmento.

Nos 6 capítulos do normativo, há diversas sugestões de aplicações e um alerta enfático sobre como o “riscos de sustentabilidade” podem se materializar em diversos tipos de riscos financeiros, devendo, portanto, ser integrados à gestão dos riscos de subscrição, de crédito, de mercado, de natureza operacional e de liquidez.

Em outras palavras, considera-se que as seguradoras precisam ajudar a garantir que os fatores de ESG – ambiental, social e climático – sejam observados pela gestão das empresas em suas políticas e considerados no processo de tomada das decisões estratégicas, favorecendo o desenvolvimento de soluções inovadoras e a melhoria do desempenho operacional. Além disso, assegurar a integração dos fatores de risco associados às questões de ESG em seu processo de gestão de riscos e controles internos.

Para ajudar a endereçar e equacionar as novas e complexas questões que os conceitos de ESG adicionaram aos desafios de gestão e a uma cobertura securitária corporativamente adequada, a SICCS oferece consultoria com orientação completa e atualizada sobre o tema.

Desdobramos essa sigla um tanto misteriosa em conceitos claros e adequados para que você possa tomar decisões estratégicas que alinhem seu negócio às atuais exigências destes novos tempos.

 

Fontes:
www.revistaapolice.com.br
www.abgr.com.br
www.novosite.susep.gov.br
www.valor.globo.com