Você sabia que bons hábitos diários influenciam no fortalecimento do sistema imunológico? Diante da quarentena sugerida em decorrência do grande número de pessoas contaminadas com o novo coronavírus, as rotinas dos lares foram readaptadas.

Com mais tempo dentro de casa, adultos e crianças precisam criar novos hábitos, além de manter-se nos antigos, para que permaneçam saudáveis, tanto emocionalmente, quanto fisicamente. Mas como posso cuidar do meu corpo e da minha mente enquanto estou em casa?Acompanhe as dicas abaixo e cuide da sua saúde física e mental durante esses dias.

Mantenha uma alimentação saudável

Para início de conversa, mesmo que você não goste muito de ingerir alimentos considerados saudáveis como frutas, verduras, cereais e legumes, saiba que mais do que nunca, você precisa aprender a comê-los. Todos os nutrientes encontrados nesses alimentos são importantes para manter seu sistema imunológico e, se você não deseja ficar doente nos próximos dias, é bom que comece mudando sua alimentação.

A dica aqui é:

Faça um cardápio semanal. Nele, escreva todas as refeições que sua família vai consumir durante a semana e em outro espaço coloque todos os ingredientes necessários para aquelas receitas. Como estão todos em casa, a janta pode ser substituída por um lanche, sem problemas, mas é importante manter o café da manhã saudável um almoço balanceado e o consumo de, pelo menos, uma fruta diária.

Caso não goste de algum alimento na comida, experimente usá-lo de formas criativas como em sucos, por exemplo. Legumes e vegetais também podem ser incluídos nessa bebida, sabia? Cará, couve, beterraba e cenoura rendem sucos deliciosos e saudáveis. Caso falte criatividade, procure novas receitas na internet.

Esse cardápio te auxiliará também nas compras, então quando for sair de casa, já providencie tudo que vai precisar na próxima semana para evitar frequentar supermercados e locais tumultuados durante esse período.

Pratique Atividades Físicas.

Certamente seu ritmo de gasto calórico diminuiu nos últimos dias, e não é por menos, afinal deixou de pegar a condução para o trabalho, bater perna na cidade ou buscar os filhos na escola. Mas isso não é desculpa para tornar sua vida sedentária.

Escolha a atividade física que mais te dá prazer, como yoga, dança, atividades aeróbicas, pilates e procure na internet formas de fazer esses exercícios em casa. Aproveite para incrementar esse hábito saudável no seu dia-a-dia baixando aplicativos específicos que, inclusive te lembram do horário dos exercícios.

Atualmente é muito fácil encontrar aplicativos de exercícios físicos para smartphones, ou acessar vídeos no YouTube com aulas grátis. Dependendo do aplicativo, ele até vem com uma dieta balanceada para você equilibrar junto com o exercício, tudo depende de você e de como você quer se cuidar. Mesmo que as academias estejam fechadas, é simples manter seus treinos diários, você só precisa de motivação, e disciplina.

Cuide também de sua saúde mental.

Os hábitos relacionados à saúde mental certamente são os mais difíceis de se adequar. Isso porque eles não dependem de um fator externo que te incomode, como o sobrepeso, por exemplo. A maior motivação para cuidar da sua mente é você se sentir bem com você mesmo.

Muito tem se falado sobre a consequência dos isolamento social, e recebemos vários alertas sobre o risco da depressão, por exemplo, pois toda a situação da saúde dos familiares e economia afetada podem aumentar nossos níveis de ansiedade, por isso precisamos investir com muito afinco nessa área.

Por isso, estabelecer bons hábitos como meditação, leitura, jogos de tabuleiro, xadrez, pintura, etc podem ser benéficos para você não só na quarentena, mas posteriormente, para aliviar o stress do dia a dia e diminuir a ansiedade.

Estudar também enquanto aproveita as horas vagas com certeza será benéficos para você e contribuirá para seu futuro.

‘Várias plataformas estão oferecendo cursos gratuitos que, certamente enriquecerão seu currículo. Vale a pena conferir.

Durante o tempo livre, faça o máximo para sair da frente do computador e televisão esses dias e dedique um tempo para relaxar sua mente. Ao criar esse hábito, você colherá os frutos dessas atitudes por um longo período e sairá mais forte desta crise.

Fonte: Unum