Essencial frente à imprevisibilidade das decisões

Existe uma corrente de pensamento que acredita e “prega” que toda ação é política – inclusive qualquer “não-ação” com o objetivo de não se envolver diretamente em decisões dessa natureza. Esse tipo de debate acadêmico poder ser interessante e potencialmente infinito, mas no mundo prático do mercado pouca gente questiona que toda ação política pode influenciar em alguma medida o ambiente de negócios, para o bem e para o mal.

Temos, então, o conceito risco político, que se refere à probabilidade de eventos políticos afetarem negativamente as operações e investimentos de um indivíduo ou empresa. Para empresas que operam em mercados com alto grau de instabilidade política, locais ou globais, é ainda mais essencial e estratégico compreender e gerenciar esse tipo de risco para proteger seus ativos e operações. Vejamos alguns eventos políticos que têm potencial nocivo.

– Mudanças na legislação – Alterações nas leis ou regulamentos que podem impactar negativamente as operações de negócios ou a rentabilidade de investimentos.
– Expropriação e nacionalização – Ato de um governo tomar controle de ativos privados sem compensação adequada, como ocorreu em algumas situações históricas em vários países.
– Inconvertibilidade de moeda – Restrição ou impossibilidade de converter a moeda local em moeda “forte” ou de transferir lucros para fora do país.
– Violência política – Conflitos armados, terrorismo ou instabilidade política que pode danificar propriedades e interromper operações comerciais.
– Instabilidade governamental – Mudanças abruptas de governo, golpes de estado ou crises políticas de qualquer natureza.

Uma rápida olhada nessa lista, um tanto genérica, mas consistente e realista, deixa claro quanto esse tipo de evento pode ter implicações significativas para empresas/negócios, evidenciando quanto é fundamental estar preparado para fazer a gestão desses riscos por meio de uma visão estratégica, com análises e seguros específicos.

Para mitigar o risco político, hoje existe o que se convencionou chamar (com ligeiras variações) de Seguro de Riscos Políticos, projetado para oferecer segurança para empresas, credores e investidores que buscam proteger seus ativos em ambientes voláteis, cobrindo ameaças como as que mencionamos a seguir.

– Confisco, expropriação e nacionalização – Proteção contra a perda de investimentos devido a ações governamentais que interfiram nos direitos de propriedade.
– Violência política Cobertura para danos causados por conflitos armados, terrorismo e outros atos de violência.
– Interrupção de negócios – Compensação para empresas que sofrem interrupções operacionais devido à violência política.
– Inconvertibilidade e transferência de moeda – Proteção contra a impossibilidade de repatriar lucros ou converter moeda local para moeda forte.
– Frustração de contrato – Proteção para contratos que são cancelados ou não pagos devido a eventos políticos adversos.

Poderíamos tranquilamente acrescentar a essa lista o assim chamado Crédito Estruturado, uma camada adicional de proteção especialmente direcionada à inadimplência em situações causadas por crises políticas/econômicas, um seguro valioso em operações de comércio internacional, financiamento de projetos e emissão de títulos em que o risco de não pagamento pode ser elevado devido a fatores externos. Mas, dada a amplitude e complexidade do tema, faremos em breve um artigo exclusivamente sobre ele.

Nessa época em que as incertezas políticas e econômicas são uma constante – basta ver o noticiário, em qualquer plataforma – proteger seus investimentos com seguros específicos é uma estratégia não só inteligente, mas também indispensável. Tanto o Seguro de Riscos Políticos quanto o Seguro de Crédito Estruturado proporcionam não apenas proteção financeira, mas também a tranquilidade necessária para que empresas e investidores possam focar no crescimento e na expansão, mesmo diante de cenários adversos.

Para mais informações sobre essas apólices e como elas podem beneficiar sua empresa, consulte os especialistas da SICCS e encontre a solução sob medida para o seu negócio.

Fontes
www:fenseg.org.br
www.mapfre.com
www.valor.globo.com